Hoje tivemos uma aula de culinária. A antecipação ao tema do texto foi fácil de adivinhar, através dos adereços da professora...
Foi apresentado aos alunos o tema "BOLAS DE NEVE" e em seguida foi-lhes questionado o que seria aquilo? Como consegueriam obter...?
-Bolas feitas de neve... Bolas feitas com plasticina branca... Rebuçados...Uma receita
- Para que serve uma receita?
- Para que possam fazer as Bolas de neve, o que precisam saber?
- Que ingredientes precisam de ter?
Depois da activação dos conhecimentos dos alunos , foi afixado no quadro a lista de ingredientes.
Os alunos conheceram as fases seguintes: a preparação, os materiais necessários, a confecção das Bolas de Neve e compararam com os cartazes afixados no quadro.
A aula prosseguiu com a leitura integral da receita e análise da estrutura do Texto Instrucional.
Posteriormente, e de acordo com a curiosidade natural das crianças, fez-se saber que um Texto Instrucional não se traduz apenas numa receita culinária.
São textos que nos explicam como fazer alguma coisa.Geralmente são divididos em duas partes: a primeira com os materiais necessários( no caso da receita são os ingredientes)e na segunda, o modo de fazer( ou de jogar no caso de um jogo).
No dia seguinte, foram confeccionadas as BOLAS DE NEVE com a ajuda de todos os alunos.