terça-feira, 8 de março de 2011

CARNAVAL 2011


O Carnaval é uma festa muito alegre e divertida.

Como vem sendo hábito, a nossa Escola participou no desfile de Carnaval organizado pela Junta de Freguesia de Corroios, no qual participaram todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo.

A nossa escola participou com a história « ESPANTALHO ENAMORADO».

Cada aluno mascarou-se de espantalho, revelando a critatividade das familias. A Todos agradecemos pelo empenho e colaboração na confecção dos fatos.





UMA FANTASIA POR UM DIA

Na passada quinta-feira de Carnaval diverti-me a ver os disfarces dos meus aventureiros…
Por momentos recuei até ao passado de fantasia em que por um dia podemos ser aquilo que quisermos… como que por magia uma roupa nos transformasse completamente…



Carnaval é festa

Alegria e fantasia

Rosto mascarado

Nas ruas a desfilar

As pessoas vão disfarçadas e

Vão a cantar

Atiram serpentinas

Lá vão a bailar

OS ANIMAIS

Durante o estudo dos animais,

alguns aventureiros

trouxeram os seus animais de estimação.

EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO

Ao longo do mês de Fevereiro aprendemos que as plantas e os animais são seres vivos que vivem próximos de nós!!!

Durante o estudo das plantas tivémos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de plantas, a forma de reprodução, a sua utilidade e os factores do ambiente que influenciam o seu crescimento/desenvolvimento.
Para percebermos melhor até que ponto os factores ambientais podem influenciar o crescimento de um planta realizámos a experiência do feijão!!!

Para tal necessitámos do seguinte material:

- 1 frasco de vidro transparente
- algodão
- água
- feijão
- etiquetas


Começámos por etiquetar os frascos com os nossos nomes. Em seguida, colocámos o algodão no fundo do frasco; deitámos um pouco de água no algodão para que este ficasse húmido; deitámos o feijão em cima do algodão e colocámos o frasco de vidro
ao pé de uma das janelas da sala de aula.



Durante uma semana fomos espreitando o nosso feijão para ver o que poderia acontecer...

Cinco dias depois, observámos que o nosso feijão estava a abrir-se e de lá começava a espreitar um "olhinho", que se transformava na raiz.

Mais alguns dias depois, voltámos a ver o nosso feijão e para grande surpresa nossa, já tinhamos um pequeno feijoeiro a crescer na sala de aula.

Algumas sementes não germinaram outras deram origem a uma nova planta: o feijoeiro!!

Com esta experiência percebemos que a planta nasceu e desenolveu-se por ter luz, água, calor e ar!

MAIS UMA HISTÓRIA...

A famosa história de um menino que vivia com sua mãe desprovidamente numa casa afastada e que um dia necessita ir a cidade para vender a sua vaca Margarida. No meio do caminho encontra um sujeito diferente que o convence a trocar a vaca por um punhado de feijões mágicos. Ao voltar para casa, mesmo com sua mãe enfurecida pela troca, João joga os grãos no solo ao lado da janela de seu quarto. Cresce então um imenso pé de feijão que o leva diretamente ao país das nuvens, onde ele encontra um terrível e mal-humorado gigante. A velhinha que trabalha para o gigante, avisa João do perigo que ele corre se o gigante o encontrar por lá. Escondido, João vê uma gansa botar ovos de ouro e uma harpa, também de ouro, que toca música sozinha. Quando resolve fugir, João decide carregar alguns sacos cheios de ovos de ouro. A velhinha e a gansa pedem para que ele as leve embora junto, assim ele resolve pegar a harpa, mas essa começa a gritar, e o gigante percebe a grande fuga. Daí, João precisa voltar para casa, com suas novas amigas, sem deixar que o terrível gigante consiga capturá-los.

DIA DE S.VALENTIM