Propus por isso um loto de imagens. Neste jogo, os alunos tiveram de identificar nas imagens os sons que iam saindo, relativamente ao som da primeira sílaba da palavra. Com esta actividade pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a capacidade de identificação do som que constitui o início palavra. Quando completavam o cartão gritavam: "BINGO"
domingo, 29 de novembro de 2009
PNEP - “ BINGO DOS SONS"
Esta aula foi dirigida para a compreensão que um som ou fonema que está representado por um grafema, que por sua vez, se combinado com outro, formam unidades sonoras e escritas que permitem construir uma palavra que possui um determinado significado. É a chamada consciência da estrutura dos sons da Língua.
Propus por isso um loto de imagens. Neste jogo, os alunos tiveram de identificar nas imagens os sons que iam saindo, relativamente ao som da primeira sílaba da palavra. Com esta actividade pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a capacidade de identificação do som que constitui o início palavra. Quando completavam o cartão gritavam: "BINGO"
Propus por isso um loto de imagens. Neste jogo, os alunos tiveram de identificar nas imagens os sons que iam saindo, relativamente ao som da primeira sílaba da palavra. Com esta actividade pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a capacidade de identificação do som que constitui o início palavra. Quando completavam o cartão gritavam: "BINGO"
Jogo: "Bingo dos Sons"
Material: Cartões com imagens; Tampas;Saco;Sílabas (sons);
Jogadores: Grupos de 3.
Aqui fica uma actividade de matemática.
A ideia principal foi pôr as crianças a pensar matemática,
em situações variadas,
em que a resolução não passa necessariamente pelas contas.
São problemas de combinatória...
Neste dia, tivemos que combinar peças de roupa.
Surgiram várias maneiras de resolução...
REGISTÁMOS...
Programa "HIGIENE ORAL" - bochecho
Iniciámos o programa do bochecho.
Durante o ano lectivo, quinzenalmente,
vamos fazer o flúor.
Foi agradável sentir aquele gostinho.
É importante sensibilizar desde cedo as crianças, para os problemas que afectam a saúde oral, a fim de tentar evitá-los.
A escovagem deve ser sempre supervisionado por pessoas mais velhas (pais, educadores...), tendo especial atenção à quantidade de dentífrico colocado na escova e a possibilidade de ingestão do mesmo; A mesma deve ser feita ao levantar, após as refeições e antes de deitar.
Veja mais em:
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/infancia/Saude+oral+na+infancia.htm
Depois do bochecho veio a canção...
UM COPO COM ÁGUA
Um copo com água
Uma escova e pasta
Para lavar os dentes
É o que me basta
Esfrego, esfrego, esfrego
Com muito cuidadinho
Com os dentes lavados
Que rico cheirinho.
Subscrever:
Mensagens (Atom)