Esta aula foi dirigida para a compreensão que um som ou fonema que está representado por um grafema, que por sua vez, se combinado com outro, formam unidades sonoras e escritas que permitem construir uma palavra que possui um determinado significado. É a chamada consciência da estrutura dos sons da Língua.
Propus por isso um loto de imagens. Neste jogo, os alunos tiveram de identificar nas imagens os sons que iam saindo, relativamente ao som da primeira sílaba da palavra. Com esta actividade pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a capacidade de identificação do som que constitui o início palavra. Quando completavam o cartão gritavam: "BINGO"
Propus por isso um loto de imagens. Neste jogo, os alunos tiveram de identificar nas imagens os sons que iam saindo, relativamente ao som da primeira sílaba da palavra. Com esta actividade pretendeu-se que os alunos desenvolvessem a capacidade de identificação do som que constitui o início palavra. Quando completavam o cartão gritavam: "BINGO"
Jogo: "Bingo dos Sons"
Material: Cartões com imagens; Tampas;Saco;Sílabas (sons);
Jogadores: Grupos de 3.