quarta-feira, 30 de março de 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
Nesta história, um burro, um cão, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, abandonados decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade.
terça-feira, 22 de março de 2011
domingo, 20 de março de 2011
Na próxima semana decorrerá na nossa escola a semana da leitura, com diversas atividades sobre a importância da mesma para o desenvolvimento do nosso conhecimento, lazer, informação, etc.
Em breve teremos registo desses trabalhos que incluem espaço de leitura, histórias contadas pelos pais e outros familiares, 10 minutos de leitura entre outras atividades.
sábado, 19 de março de 2011
Hoje é um dia muito especial...é Dia do Pai!
Os Aventureiros voltam a fazer uma homenagem a alguém com quem podem contar, desabafar, brincar e amar e ser amados ...o nosso PAI.
À semelhança do ano anterior também realizámos uma pequena lembrança para dar ao pai.
Aqui vos deixamos o que fizémos...
Com as lembranças de todos
Agora paizinho isto é para ti!
Aqui deixamos um beijinho muito especial a todos eles.
domingo, 13 de março de 2011
Iniciámos o estudo das Onomatopeias, palavrinhas que imitam os sons, ruídos da Natureza e as vozes dos animais.
Ouvimos e cantámos a canção "A loja do mestre André" que tem algumas:
tlim, tlim ,tlim
tum, tum, tum
plim, plim, plim
...
Cantem connosco!
terça-feira, 8 de março de 2011
O Carnaval é uma festa muito alegre e divertida.
Como vem sendo hábito, a nossa Escola participou no desfile de Carnaval organizado pela Junta de Freguesia de Corroios, no qual participaram todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo.
A nossa escola participou com a história « ESPANTALHO ENAMORADO».
Cada aluno mascarou-se de espantalho, revelando a critatividade das familias. A Todos agradecemos pelo empenho e colaboração na confecção dos fatos.
Na passada quinta-feira de Carnaval diverti-me a ver os disfarces dos meus aventureiros…
Carnaval é festa
Alegria e fantasia
Rosto mascarado
Nas ruas a desfilar
As pessoas vão disfarçadas e
Vão a cantar
Atiram serpentinas
Lá vão a bailar
Durante o estudo das plantas tivémos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de plantas, a forma de reprodução, a sua utilidade e os factores do ambiente que influenciam o seu crescimento/desenvolvimento.
Para percebermos melhor até que ponto os factores ambientais podem influenciar o crescimento de um planta realizámos a experiência do feijão!!!
- 1 frasco de vidro transparente
- algodão
- água
- feijão
Começámos por etiquetar os frascos com os nossos nomes. Em seguida, colocámos o algodão no fundo do frasco; deitámos um pouco de água no algodão para que este ficasse húmido; deitámos o feijão em cima do algodão e colocámos o frasco de vidro
Cinco dias depois, observámos que o nosso feijão estava a abrir-se e de lá começava a espreitar um "olhinho", que se transformava na raiz.
Mais alguns dias depois, voltámos a ver o nosso feijão e para grande surpresa nossa, já tinhamos um pequeno feijoeiro a crescer na sala de aula.
Algumas sementes não germinaram outras deram origem a uma nova planta: o feijoeiro!!
Com esta experiência percebemos que a planta nasceu e desenolveu-se por ter luz, água, calor e ar!
MAIS UMA HISTÓRIA...
A famosa história de um menino que vivia com sua mãe desprovidamente numa casa afastada e que um dia necessita ir a cidade para vender a sua vaca Margarida. No meio do caminho encontra um sujeito diferente que o convence a trocar a vaca por um punhado de feijões mágicos. Ao voltar para casa, mesmo com sua mãe enfurecida pela troca, João joga os grãos no solo ao lado da janela de seu quarto. Cresce então um imenso pé de feijão que o leva diretamente ao país das nuvens, onde ele encontra um terrível e mal-humorado gigante. A velhinha que trabalha para o gigante, avisa João do perigo que ele corre se o gigante o encontrar por lá. Escondido, João vê uma gansa botar ovos de ouro e uma harpa, também de ouro, que toca música sozinha. Quando resolve fugir, João decide carregar alguns sacos cheios de ovos de ouro. A velhinha e a gansa pedem para que ele as leve embora junto, assim ele resolve pegar a harpa, mas essa começa a gritar, e o gigante percebe a grande fuga. Daí, João precisa voltar para casa, com suas novas amigas, sem deixar que o terrível gigante consiga capturá-los.